Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

O que significa a palavra luteria / lutheria ou lutieria / luthieria? Qual o certo? E Liuteria?

Todas as formas de escrita são válidas mas se referem a diferentes coisas.

A luteria (como consta no dicionário) ou lutheria são variaçoes de liuteria (que vem do italiano liutaio) que é na verdade a arte de construir instrumentos de corda, sejam violinos, violoncelos, guitarras, baixos, violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, ou outros da família dos cordofones.

Já a lutieria ou luthieria, apesar de não constar no dicionário, muitos usam para definir o local , ou seja, o ateliê ou oficina onde se fabrica ou se restaura instrumentos musicais de corda.

Portanto, se você é um luthier (lutier), é porque trabalha numa lutieria, exercendo a arte da luteria.

A escrita dessas palavras com inserção da consoante H não necessariamente figuram como erro de escrita por serem largamente aplicadas tanto na língua portuguesa quanto na inglesa, mas se for seguir o dicionário utilize sem H.

E se você chegou até aqui é porque se interessa pelo assunto, portanto, não deixe de olhar os cursos de lutier que a Eimusica oferece. Mas se você já é um luthier, conheça também um pouco do trabalho do Prof. Luiz, sua carreira de quase 30 anos e sua constante busca pelo conhecimento e investimentos em ferramentas, maquinários e estudo dessa maravilhosa arte, inclusive com formação em cursos no exterior (Estados Unidos).

Compartilhe conosco também sua paixão pelos instrumentos e vem ser parte desse movimento em prol da música.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce