Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

O que faz um luthier?

O termo luthier surgiu do nome em francês do alaúde, luth. O violão e muitos outros instrumentos de corda provavelmente surgiram como derivações desse instrumento, o luth.

Por isso ele acabou dando nome ao profissional especializado em construir instrumentos de corda artesanalmente.

Trata-se de uma das profissões mais antigas, mas que muita gente não conhece. O ofício exige muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.

Além de construir, o luthier especializado em instrumentos de cordas ainda é responsável por realizar o reparo e regulagens em violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, guitarra, cavaquinho, banjo e bandolim.

Se você utiliza um dos instrumentos citados, com certeza vai precisar dos serviços desse profissional.

O luthier deve dominar uma série de técnicas que vão se aprimorando com o tempo. Por exemplo, se o trabalho de construção ou de manutenção for feito por uma pessoa que não domina essa profissão, a sonoridade do instrumento pode ficar totalmente comprometida ou em casos mais graves, o instrumento inutilizável. Por isso, para dominar essa arte, você precisa de conhecimento e estudo, além de experiência para saber diagnosticar as necessidades do seu cliente músico e molda-las em sonoridade e tocabilidade.

Quando se trata de buscar um bom luthier para seu instrumento, você deve buscar pela reputaçao, experiencia e muitas vezes indicação de outros amigos músicos. Empresas como a Eimusica, oferecem cursos profissionalizantes de luthier além, claro de atender a diversos músicos famosos, orquestras, empresas de TV como rede Globo, Record, e instituições como a Agência do Bem e a Escola de Música da UFRJ. Por isso, se você chegou até aqui e procura um atalho para seu futuro profissional, com certeza deve dar uma olhada nos cursos oferecidos pela Eimusica, para se tornar o Luthier do Futuro.

Não se torna um luthier da noite para o dia, mas certamente, com instrução adequada, uma metodologia registrada, testada e aprovada há anos inclusive com diversos depoimentos de ex-alunos que hoje são profissionais do ramo, seu futuro profissional será de um luthier muito bem recomendado, discípulo de um mestre com formação em cursos inclusive nos Estados Unidos e quase 30 anos de experiencia no mercado.

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce