Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

O que faz um luthier?

O termo luthier surgiu do nome em francês do alaúde, luth. O violão e muitos outros instrumentos de corda provavelmente surgiram como derivações desse instrumento, o luth.

Por isso ele acabou dando nome ao profissional especializado em construir instrumentos de corda artesanalmente.

Trata-se de uma das profissões mais antigas, mas que muita gente não conhece. O ofício exige muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.

Além de construir, o luthier especializado em instrumentos de cordas ainda é responsável por realizar o reparo e regulagens em violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, guitarra, cavaquinho, banjo e bandolim.

Se você utiliza um dos instrumentos citados, com certeza vai precisar dos serviços desse profissional.

O luthier deve dominar uma série de técnicas que vão se aprimorando com o tempo. Por exemplo, se o trabalho de construção ou de manutenção for feito por uma pessoa que não domina essa profissão, a sonoridade do instrumento pode ficar totalmente comprometida ou em casos mais graves, o instrumento inutilizável. Por isso, para dominar essa arte, você precisa de conhecimento e estudo, além de experiência para saber diagnosticar as necessidades do seu cliente músico e molda-las em sonoridade e tocabilidade.

Quando se trata de buscar um bom luthier para seu instrumento, você deve buscar pela reputaçao, experiencia e muitas vezes indicação de outros amigos músicos. Empresas como a Eimusica, oferecem cursos profissionalizantes de luthier além, claro de atender a diversos músicos famosos, orquestras, empresas de TV como rede Globo, Record, e instituições como a Agência do Bem e a Escola de Música da UFRJ. Por isso, se você chegou até aqui e procura um atalho para seu futuro profissional, com certeza deve dar uma olhada nos cursos oferecidos pela Eimusica, para se tornar o Luthier do Futuro.

Não se torna um luthier da noite para o dia, mas certamente, com instrução adequada, uma metodologia registrada, testada e aprovada há anos inclusive com diversos depoimentos de ex-alunos que hoje são profissionais do ramo, seu futuro profissional será de um luthier muito bem recomendado, discípulo de um mestre com formação em cursos inclusive nos Estados Unidos e quase 30 anos de experiencia no mercado.

Qual a importância de um luthier?

Além de ser capaz de fabricar um instrumento especialmente para você, com detalhes sob medida, um luthier é responsável em manter seu instrumento em condições ideais de uso. Não estou falando só de cordas novas não, mas sim de toda customização do instrumento para melhorar sua tocabilidade. Isso não só lhe trará mais conforto para tocar suas músicas como também contribuirá para a durabilidade e longevidade do seu instrumento.

Você sabia por exemplo, que instrumentos com cordas altas tem seus trastes desgastados duas ou três vezes mais rápido que um instrumento regulado. Que as madeiras e ferragens de seu instrumento precisam de lubrificação e hidratação de tempos em tempos? Que a forma e o local que você guarda seu instrumento pode causar danos ao mesmo?

Por isso, recomendo que sempre leve seu instrumento a seu luthier favorito. Na Luteria da Eimusica, há uma equipe de Luthiers coordenada pelo Prof. Luiz que pode lhe atender com qualquer tipo de serviço em instrumentos de corda, de uma simples troca de corda a uma restauração completa.

Quais os pré requisitos para ser um luthier? O que é preciso?

Para ser um luthier, é necessário ter habilidades com ferramentas manuais e muitas vezes máquinas elétricas, ter afinidade com música e ao menos o conhecimento de afinação do instrumento que irá fabricar ou consertar. A criatividade e afinidade com desenhos e projetos também ajudam na construção de um layout de um instrumento antes de sua fabricação, por exemplo. O conhecimento de madeiras e suas particularidades, além de estar sempre atualizado com as peças, ferramentas e maquinário mais atuais para sua atividade, ajudam e muito no trabalho de um luthier. O mesmo não deve ter alergias severas a poeira de madeira e ou tintas e vernizes se forem executar estes serviços.

 

O que significa a palavra luteria / lutheria ou lutieria / luthieria? Qual o certo? E Liuteria?

Todas as formas de escrita são válidas mas se referem a diferentes coisas.

A luteria (como consta no dicionário) ou lutheria são variaçoes de liuteria (que vem do italiano liutaio) que é na verdade a arte de construir instrumentos de corda, sejam violinos, violoncelos, guitarras, baixos, violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, ou outros da família dos cordofones.

Já a lutieria ou luthieria, apesar de não constar no dicionário, muitos usam para definir o local , ou seja, o ateliê ou oficina onde se fabrica ou se restaura instrumentos musicais de corda.

Portanto, se você é um luthier (lutier), é porque trabalha numa lutieria, exercendo a arte da luteria.

A escrita dessas palavras com inserção da consoante H não necessariamente figuram como erro de escrita por serem largamente aplicadas tanto na língua portuguesa quanto na inglesa, mas se for seguir o dicionário utilize sem H.

E se você chegou até aqui é porque se interessa pelo assunto, portanto, não deixe de olhar os cursos de lutier que a Eimusica oferece. Mas se você já é um luthier, conheça também um pouco do trabalho do Prof. Luiz, sua carreira de quase 30 anos e sua constante busca pelo conhecimento e investimentos em ferramentas, maquinários e estudo dessa maravilhosa arte, inclusive com formação em cursos no exterior (Estados Unidos).

Compartilhe conosco também sua paixão pelos instrumentos e vem ser parte desse movimento em prol da música.

Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual